A "jaula das feras" (cage aux fauves) é apresentado por Bardi como o primeiro movimento
do século XX - Salão do Outono de 1905 em Paris - com tendências modernistas.
Os fauves ou Fauvismo "origina-se diretamente das inovações técnicas e
estéticas do Impressionismo, sem o qual sua concepção de cor e espaço não seria
possível. Rebela-se, entretanto, contra o excessivo apego dos impressionistas à
natureza, aspirando a uma pintura ostensivamente recriadora da mimese."
Os fauves
tinham um pai, Van Gogh, e um parente próximo, Gauguin, "superadores de
qualquer preocupação naturalista."
Matisse seria um dos grandes fauvistas e Georges
Braque um ex-fauvistas que abriria, junto com Picasso (e depois Juan Gris), os
rumos para um dos maiores movimentos artísticos do século: o Cubismo. Com o
cubismo a pintura tenta desvencilhar-se do "tema" objetivando
conquistar maior liberdade de expressão. Picasso dirá: "O cubismo deve
decompor o objeto para melhor estudar as suas estruturas."
Há ainda o Expressionismo que reunia manifestações de
revolta para denunciar o desânimo e as loucuras da humanidade. Munch e Ensor
são dois representantes desse movimento. "Os expressionistas parecem
concordes em sacrificar o desenho ao antidesenho, a composição à
anticomposição, a cor à anticor; são propositalmente sem graça, agridem quem
olha, propõem o absurdo, invertem qualquer valor, gostam de tudo que é inverso
e perverso."
Bardi menciona ainda o Surrealismo e o Dadaísmo. "Esses
movimentos - cujas ligações com as pesquisas psicanalíticas contemporâneas são
notórias - pretendem explorar o inconsciente do homem, libertando-o do domínio
da razão."
0 comentários:
Postar um comentário