segunda-feira, 25 de julho de 2016

Gênios da Pintura - Modernos

A "jaula das feras" (cage aux fauves) é apresentado por Bardi como o primeiro movimento do século XX - Salão do Outono de 1905 em Paris - com tendências modernistas. Os fauves ou Fauvismo "origina-se diretamente das inovações técnicas e estéticas do Impressionismo, sem o qual sua concepção de cor e espaço não seria possível. Rebela-se, entretanto, contra o excessivo apego dos impressionistas à natureza, aspirando a uma pintura ostensivamente recriadora da mimese."
Os fauves tinham um pai, Van Gogh, e um parente próximo, Gauguin, "superadores de qualquer preocupação naturalista."

Matisse seria um dos grandes fauvistas e Georges Braque um ex-fauvistas que abriria, junto com Picasso (e depois Juan Gris), os rumos para um dos maiores movimentos artísticos do século: o Cubismo. Com o cubismo a pintura tenta desvencilhar-se do "tema" objetivando conquistar maior liberdade de expressão. Picasso dirá: "O cubismo deve decompor o objeto para melhor estudar as suas estruturas."

Há ainda o Expressionismo que reunia manifestações de revolta para denunciar o desânimo e as loucuras da humanidade. Munch e Ensor são dois representantes desse movimento. "Os expressionistas parecem concordes em sacrificar o desenho ao antidesenho, a composição à anticomposição, a cor à anticor; são propositalmente sem graça, agridem quem olha, propõem o absurdo, invertem qualquer valor, gostam de tudo que é inverso e perverso."

Bardi menciona ainda o Surrealismo e o Dadaísmo. "Esses movimentos - cujas ligações com as pesquisas psicanalíticas contemporâneas são notórias - pretendem explorar o inconsciente do homem, libertando-o do domínio da razão."

As manifestações da arte não figurativa perpassam todos esses estilos. O Abstracionismo será representado, de um lado, por Kandinsky e Klee cujo lirismo procura copiar formas do mundo exterior e, por outro lado, por Mondrian (Neoplasticismo) que não copia as formas e propõe o quadro como um produto industrial.

0 comentários:

Postar um comentário